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4 dicas essenciais antes de vender pelo WhatsApp

WhatsApp

Acordar com as mensagens do WhatsApp já é rotina da maior parte dos 50 milhões de usuários no Brasil. Reunindo todas as facilidades das mensagens de SMS com a vantagem de ser grátis, o aplicativo tornou-se a principal forma de conversar, trocar mensagens, fotos e vídeos de forma instantânea. E, como todo canal de comunicação de sucesso, começa a ser alvo de empresas e profissionais interessados em vender e atender clientes. Já existem inclusive ferramentas especializadas em organizar os comunicados e contatos de forma a facilitar o processo.

Na verdade, o WhatsApp é uma moeda de duas faces: uma vez que sua empresa cria a possibilidade de vender pelo aplicativo, também abre um canal de atendimento. Por outro lado, se atende solicitações de clientes, também cria oportunidade para vendas.

Mas antes de sair correndo disparando mensagens para prospects ou atendendo dúvidas de clientes e consumidores é necessário fazer uma avaliação sobre as oportunidades e riscos. Assim como o telefone, e-mail e Facebook, o WhatsApp nada mais é do que um canal de comunicação, com “regras de conduta” a serem respeitadas. Na área comercial, por exemplo, certifique-se de que os prospects não se sintam incomodados. Só mande mensagens depois de ter a permissão da pessoa.

A chave para vender efetivamente pelo app é enviar a oferta certa para a pessoa certa, no momento certo. Portanto, nada de mandar mensagens a torto e a direito. Estude o perfil de cada cliente ou prospect e o período que mais necessitam do seu produto ou serviço. Envia uma promoção ou oferta especial personalizada, por outro segredo do sucesso para esse tipo de comunicação são as mensagens pessoais. Nada contra envio de piadas e vídeos engraçados para quebrar o gelo, mas aqui o aconselhável certificar se a pessoa do outro lado está aberta a esse tipo de comunicação.

Lembre-se que o WhatsApp é um canal de comunicação de mão dupla. Se o cliente ou prospect autoriza receber suas mensagens, automaticamente está permitindo que ele também as envie para você. Então esteja preparado para responder prontamente não só as dúvidas quanto também as reclamações.

Para utilizar o WhatsApp como canal de SAC também é preciso ser rápido nas respostas, pois o cliente quer agilidade. Nesse aspecto, é muito semelhante aos chats online, por isso uma dica é encarregar os funcionários da área para responder no aplicativo ou contratar profissionais com experiência nessa modalidade de atendimento.

Resumo
- Estabeleça “regras de etiqueta” para abordagem comercial.
- Estude o perfil e necessidades do cliente ou prospect para aumentar as chances de enviar a mensagem certa no momento certo.
- As mensagens tem de ser personalizadas, nada de spams.
- Se o cliente autorizou receber suas mensagens, você também o autorizou a receber as dele. Esteja preparado para responder com agilidade.

Sobre o Autor: Silvio Tanabe

Sócio da Clínica Marketing Digital, agência especializada em auxiliar empresas a expandir seus negócios através da internet.
http://www.clinicamarketing8ps.com.br

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