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Google Trends: 4 formas de fazer pesquisa de mercado

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O Google Trends é um dos recursos mais importantes que o Google disponibiliza para seus usuários. A ferramenta permite a qualquer empresa realizar gratuitamente pesquisas de mercado que antes, devido ao seu alto custo, eram privilégio exclusivo de grandes corporações.

Neste post vamos apresentar quatro formas de utilizar o Trends para avaliar o seu segmento de atuação e planejar ações de marketing:

 

1. Demanda: Você pode usar o Trends para saber o interesse das pessoas em pesquisar sobre produtos e serviços relacionados à sua empresa e mercado, e quais os termos (palavras-chave) mais utilizados. Uma loja de vinhos, por exemplo, irá constatar que a procura por “vinho chileno” no Google teve um grande crescimento a partir de 2007 e que se mantém até hoje.

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É possivel também comparar a procura com outras procedências e categorias, como vinho argentino, tinto ou branco, fornecendo uma indicação sobre quais produtos seus potenciais clientes estão mais interessados.

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A ferramenta fornece ainda informações sobre os termos relacionados que também são importantes. No exemplo dos vinhos, o Google indica que há muitas pesquisas relacionadas aos tipos de uvas e a marcas. Na prática, mostra que tipo de descrição a loja precisa utilizar para satisfazer o público interessado.

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2. Sazonalidade: A segunda informação valiosa é a sazonalidade com que os produtos/serviços são procurados ao longo do ano. No caso dos vinhos, há uma grande sazonalidade em que o interesse se concentra nos meses de junho e julho (inverno) e final do ano (Natal e Ano Novo). Acompanhando o gráfico e o comportamento em períodos anteriores é possível prever quando a demanda irá aumentar e assim planejar as ações de marketing.

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3. Regionalidade: Outra informação importante para o planejamento são os estados e cidades com maior volume de pesquisa. No exemplo fica claro que a maior demanda se concentra na região sudeste.

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4. Concorrência: Baseado na quantidade de buscas referentes a uma determinada marca, é possível monitorar a popularidade os concorrentes ou as principais empresas do seu segmento, analisar o que estão fazendo de relevante para serem mais populares e estabelecer referências para serem implementadas em sua próprio negócio.

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Recentemente o site passou por uma reformulação que tornou suas funcionalidades mais fáceis de serem utilizadas, principalmente o refinamento das pesquisas e o cruzamento de dados e períodos. Também introduziu o recurso de “Alerta”, que envia periodicamente para a sua conta do Gmail as tendências de pesquisa que você mais utiliza.

 

 

Sobre o Autor: Silvio Tanabe

Sócio da Clínica Marketing Digital, agência especializada em auxiliar empresas a expandir seus negócios através da internet.
http://www.clinicamarketing8ps.com.br