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Como gerar mais resultados em rodadas de negócio e grupos de networking

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Feiras, rodadas de negócio e grupos de networking oferecem a grande oportunidade de nos colocar frente à frente com potenciais clientes. Porém, assim como todo evento presencial, possuem um ponto fraco: limitam o nosso “campo de ação”.

Ficamos restritos às pessoas com as quais fazemos contato no momento e que, além disso, também têm os seus próprios interesses comerciais. E, nesses casos, quantidade também não conta muito: quanto maior o número de participantes, menores são as possibilidades de socialização.

Em resumo: nossa limitação física nos impede de aproveitar todas as oportunidades que os eventos presenciais proporcionam.

Nossa limitação física nos impede de aproveitar todas as oportunidades que os eventos presenciais proporcionam.

Poucas empresas perceberam que tem à disposição um recurso poderoso para contornar a situação e tornar esse tipo de prospecção mais produtiva: a internet.

Na verdade, recursos. Eles não só permitem manter o networking ativo após o evento como também contribuem para fortalecer o relacionamento com a sua marca.

Abaixo, selecionamos quatro iniciativas essenciais para você e sua empresa fazer uso dos recursos e ferramentas da internet e aumentar os resultados das prospecções em eventos presenciais. Planejados de maneira coordenada, formam uma estratégia de persuasão e vendas bastante eficaz.

Planejados de maneira coordenada, recursos da internet formam uma estratégia de persuasão e vendas bastante eficaz.

Atualize o Linked In: O Linked In é a maior rede social profissional do mundo e o Brasil é o seu terceiro maior mercado com 25 milhões de usuários. É um meio fácil e prático para desenvolver uma rede online, então aproveite: mantenha o seu perfil atualizado, assim como seu networking. Se teve oportunidade de trocar cartões nos eventos, convide as pessoas para fazer parte de seu grupo na rede social.

Mantenha-se ativo postando, participando de grupos de discussão, compartilhando e comentando os posts de outros participantes. Mas não seja o vendedor chato que só sabe falar do seu produto ou de si mesmo. Em vez disso, preste serviços: forneça informações, notícias e dicas relacionadas ao seu segmento que possam ajudar tanto empresas quanto às pessoas profissionalmente. Toda sexta-feira, por exemplo, costumo postar para minha rede uma dica de aplicativo. Diretamente não tem nada a ver com os meus serviços de marketing digital, mas indiretamente estou ajudando as pessoas a melhorar sua produtividade com recursos digitais.

Não venda, preste serviços: Para divulgar seu serviço inovador de contabilidade online, a Contabilizei (eleita a melhor startup da América Latina) mantém um blog com orientações e dicas para micro e pequenos empresários sobre como fazer a abertura da empresa, recolhimento de impostos, enquadramento no Simples e emissão de notas fiscais.  A advogada Ana Beatriz Saraiva se transformou em case de sucesso na sua área por alavancar a carreira com o site Dicas Jurídicas, em que esclarece dúvidas para várias situações cotidianas de forma simples, sem “juridiquês”. Como mostram os exemplos, na web a melhor forma de vender é prestar serviços aos potenciais clientes por meio de conteúdo.

Como mostram os exemplos, na web a melhor forma de vender é prestar serviços aos potenciais clientes por meio de conteúdo.

Seja na forma de artigos, vídeos, guias, tutoriais, infográficos, blogs ou palestras online, os conteúdos informam, orientam, educam e geram credibilidade. É a melhor forma de destacar os seus diferenciais e transformá-los em referência e autoridade sobre assuntos do seu segmento de atuação para sua rede de contatos.

Promova seu conteúdo: A internet também é um meio prático para promover seu conteúdo. Use as redes sociais para fazer a divulgação, mas tome o cuidado de adaptar as postagens de acordo com o perfil de interesse e as regras de etiqueta de cada uma. Enquanto no Facebook a postura pode ser informal, no Linked In a abordagem deve ser profissional e focada em negócios.  No Instagram, fotos bem produzidas são fundamentais.

Use também o e-mail marketing para manter contato direto com a seu grupo de networking, mas nada de propaganda tipo “mala-direta”, por favor! Invista em ferramentas de disparo de e-mails que possibilitam direcionar mensagens personalizadas de acordo com tema de interesse ou segmento dos contatos.

Invista em ferramentas de disparo de e-mails que possibilitam direcionar mensagens personalizadas.

Seja encontrado no Google: Quando um prospect ou parceiro do seu grupo de networking faz uma pesquisa no Google sobre o seu produto ou serviço, quem ele encontra?

O Google concentra mais de 90% das buscas na internet no Brasil e é utilizado por mais da metade dos internautas para descobrir, comparar e comprar produtos e serviços. Desenvolver um trabalho de otimização de site (SEO) para melhorar o posicionamento nos resultados de suas pesquisas significa mais gente tendo contato com sua marca, mais visitas para o seu site e mais orçamentos e vendas em potencial.

 

Sobre o Autor: Silvio Tanabe

Sócio da Clínica Marketing Digital, agência especializada em auxiliar empresas a expandir seus negócios através da internet.
http://www.clinicamarketing8ps.com.br