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Como gerar negócios com local search marketing

Local Search Marketing

Local Search Marketing (marketing de busca local) é atualmente a estratégia mais utilizada pelas pequenas e médias empresas dos EUA para promover seus negócios na intermet. O principal motivo? É a maneira mais prática e direta de atingir seu público comprador.

Se 97% das pessoas que pesquisam por produtos e serviços no Google e nas redes sociais dão preferência por empresas próximas à sua residência ou local de trabalho, a primeira vantagem fica óbvia logo de cara: é essencial marcar presença na sua vizinhança!

Antigamente, a melhor maneira de fazer esse tipo de propaganda era distribuir panfletos na rua, de porta em porta, colar cartazes nos muros dos vizinhos ou anunciar no jornal de bairro. Hoje ela pode ser feita de forma muito mais eficiente e inteligente através dos meios digitais.

Local search marketing é a maneira mais prática e direta de atingir seu público comprador

Se você costuma fazer pesquisas com frequência no Google, já deve ter notado que as informações referentes à localização das empresas (endereço, fotos da fachada, horário de funcionamento e até disponibilidade de estacionamento) vem ganhando cada vez mais destaque nos resultados. Se usa aplicativos de mapas ou GPS para fugir do trânsito, já percebeu que além do trajeto eles também indicam restaurantes, postos de gasolina e agências bancárias. Isso é local search marketing.

À medida que o uso de smartphones e apps baseados em geolocalização se popularizam, maior o potencial desse público ter contato com a sua empresa. E com as diversas ferramentas de mensuração disponívels é possível acompanhar em detalhes os resultados, aprimorar o conteúdo e as campanhas para direcionar a mensagem certa para o público certo.

Para aproveitar essas oportunidades e fazer render o seu orçamento de marketing, selecionamos cinco ações básicas indispensáveis para promover a empresa e gerar negócios através de local search. São elas:

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1. Google Meu Negócio (antigo Google Places): Facilita o cadastramento da sua empresa nas principais ferramentas de localização do Google: Buscas, Mapas, Google + e Google Street View.

2. Conteúdo: Seja em forma de artigos, vídeos, infográficos ou ebooks, produzir conteúdo relevante é a melhor estratégia para atrair seus potenciais clientes na internet, podendo aumentar em até quatro vezes o tráfego dos sites da empresa e em até cinco vezes a geração de leads. A dica de local search marketing é incluir referências relacionadas à sua região sempre que o contexto permitir.

3. SEO: O próximo passo da estratégia de local search marketing é melhorar o posicionamento da empresa nas pesquisas do Google relacionadas aos seus produtos/serviços e região (escritório de advocacia em Santana, São Paulo), através da otimização do site, 0 SEO. Aparecer nos primeiros resultados das buscas não só traz mais visibilidade para a marca mas também a transforma em uma referência para quem pesquisa. Para saber mais sobre o assunto, confira o post Por que o SEO é essencial para sua estratégia de vendas.

4. Publicidade regional: Invista em campanhas de anúncios PPC (Pay Per Click) como o Google Adwords e redes de conteúdo com foco em palavras-chave relacionadas à sua região reforçam o seu posicionamento de imagem local.

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5. Apps: Fique atento às oportunidades de colocar a sua empresa literalmente no mapa dos aplicativos baseados em geolocalização (GPS). O Waze, por exemplo, recentemente inaugurou sua plataforma de anúncios no Brasil.

 É possível acompanhar em detalhes os resultados e aprimorar o conteúdo e as campanhas para direcionar a mensagem certa para o público certo, melhorando a relação custo-benefício da propaganda.

 

 

Sobre o Autor: Silvio Tanabe

Sócio da Clínica Marketing Digital, agência especializada em auxiliar empresas a expandir seus negócios através da internet.
http://www.clinicamarketing8ps.com.br