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Como usar o marketing digital para fidelizar clientes de restaurantes

Marketing digital para restaurantes

Um bom ponto comercial, “comes e bebes” diferenciados, bom atendimento e propaganda boca a boca são fatores-chave de sucesso para restaurantes, bares, pizzarias, confeitarias e outros estabelecimentos que comercializam alimentos “na rua” e se bastavam para que um negócio nesse segmento prosperasse. Mas com o crescimento do mercado a concorrência também cresceu, e muito. Se até poucos anos atrás as pessoas estavam dispostas a atravessar a cidade para conhecer um bar que oferecesse cerveja importada, hoje ela pode encontrar diversas opções ao lado de casa. Ou melhor ainda, não precisa sequer sair de casa, pois pode fazer um pedido de delivery.

Para prosperar nesse novo cenário e incentivar o cliente a sair de casa para prestigiar o seu estabelecimento, é necessário fazer uso de novos recursos, e o marketing digital tem muito a contribuir nesse sentido.

Veja abaixo as principais recomendações para os empresários do segmento explorarem ao máximo as ferramentas de marketing digital para conquistar e fidelizar clientes, apresentadas na FIPAN PIZZA 2016 em São Paulo:

Como usar a tecnologia para conhecer, atender e fidelizar seus clientes

    1. Defina a identidade do seu negócio, as qualidades que chamam a atenção dos seus clientes e o diferencia da concorrência.
    2. Conte sua história: Como a empresa surgiu? Qual o seu propósito de vida? Conte “causos”, fale das curiosidades, busque elementos que façam as pessoas se identificarem.
    3. Capriche nas fotos: Invista em fotos profissionais para registrar o ambiente e o cardápio.
    4. Site tem de ser responsivo, que se adapta a diferentes formatos de tela.
    5. Faça SEO para facilitar a localização do seu endereço nas buscas do Google.
    6. Fique de olho em aplicativos que facilitam a sua localização, como Waze.
    7. Além de Facebook, use redes sociais que valorizam as imagens, como Instagram, Pinterest e Snapchat. Mas atenção, cada rede social tem a sua própria forma de abordagem.
    8. Plataformas como o Hootsuite permitem programar a postagem em várias redes sociais, assim como acompanhar e interagir com as pessoas que falam sobre a sua empresa.
    9. Incentive os seus clientes a te recomendarem nos meios digitais e sites especializados, como o Google e o Trip Advisor.
    10. Transforme o hábito dos clientes de usar o celular a seu favor. Incentive a falarem onde estão.
    11. Monitore as redes sociais e sites especializados como Reclame Aqui e esteja preparado para responder às queixas e dúvidas com agilidade.
    12. Não perca a oportunidade de conhecer o melhor o seu cliente fazendo pesquisas com base nas Golden Questions.
    13. Além dos meios tradicionais como o telefone, utilize ferramentas online para pesquisar e não esqueça do brinde para quem participa.
    14. Utilize as informações obtidas nas pesquisas para criar uma base de clientes segmentada de acordo com suas preferências, interesses, etc.
    15. Desenvolva campanhas de e-mail marketing segmentadas e personalizadas para aumentar a sua eficácia.
    16. Campanhas no WhatsApp precisam ser bastante segmentadas e personalizadas.
    17. Estabeleça indicadores para acompanhar a evolução do trabalho.

Veja a apresentação:

Sobre o Autor: Silvio Tanabe

Sócio da Clínica Marketing Digital, agência especializada em auxiliar empresas a expandir seus negócios através da internet.
http://www.clinicamarketing8ps.com.br