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Por que fazer marketing de conteúdo funciona

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Os clientes não se preocupam com você, seus produtos ou serviços. Eles se preocupam com eles mesmos, seus desejos e suas necessidades. O marketing de conteúdo refere-se à criação de informações interessantes com as quais os clientes se apaixonem para que, desse modo, eles realmente prestem atenção em você. Para Joe Pulizzi, um dos maiores especialistas em marketing de conteúdo na atualidade, esta é a melhor definição para a estratégia que vem sendo adotada por empresas como Coca-Cola, IBM, GE, Lego e SAP para atrair, conquistar e fidelizar consumidores.

Na sua avaliação, o sucesso do marketing de conteúdo se deve à capacidade de estabelecer relacionamento com os clientes atuais e futuros sem ter de apelar para o discurso de vendas. “Em vez de empurrar produtos ou serviços, você entrega informações que fazem seus compradores ficarem mais inteligentes ou, então, os diverte para construir uma conexão emocional”, destaca. “A essência do marketing de conteúdo é a crença de que nós, como empresas, fornecermos informações valiosas consistentes e contínuas aos compradores, eles acabarão nos recompensando com mais negócios e lealdade.”

Seu livro Marketing de conteúdo épico – Como contar uma história diferente, destacar-se na multidão e conquistar mais clientes com menos marketing, publicado recentemente no Brasil, é obrigatório para todo empresário ou profissional de marketing interessado em se aprofundar no tema. Trata-se de um manual completo que aborda em detalhes todos os aspectos para desenvolver e implementar uma estratégia de marketing de conteúdo, resultado de mais de 15 anos de experiência prática de Pulizzi, que atualmente também é fundador do Content Marketing Institute (CMI). Entre os principais tópicos estão:

- geração de negócios e retorno sobre investimento;
- principais objetivos;
- definição das buy personas, ciclo de envolvimento e nicho de conteúdo;
- construção do calendário editorial e gestão do processo de produção;
- técnicas de promoção e divulgação;
- formas de mensuração de resultados.

Se não bastasse todo esse conteúdo (perdão pelo trocadilho), Joe Pulizzi ainda oferece um bônus para os compradores do livro, uma série de materiais adicionais disponíveis no site do CMI.

Marketing de conteúdo épico – Como contar uma história diferente, destacar-se na multidão e conquistar mais clientes com menos marketing – Joe Pulizzi / DVS Editora 2016, 334 páginas.

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Trecho

Os mandamentos do marketing de conteúdo:

  • O conteúdo é mais importante que a oferta.
  • Um relacionamento com o cliente não termina com o pagamento.
  • Um blog pode e deve ser uma parte central do marketing e da comunicação com seus clientes
  • Uma marca é um relacionamento, não um slogan.
  • A geração de lead é apenas uma pequena parte do cenário de marketing.
  • 90% de todos os sites corporativos falam sobre como é grande a empresa ou o produto e esquecem o cliente.
  • Os compradores estão no controle; o processo tradicional de vendas mudou e o conteúdo relevante deixa as organizações entrarem no processo de compra.
  • Os clientes querem se sentir inspirados. Seja a inspiração!
  • Não existe uma maneira correta de fazer marketing de conteúdo. Esteja disposto a experimentar.
Sobre o Autor: Silvio Tanabe

Sócio da Clínica Marketing Digital, agência especializada em auxiliar empresas a expandir seus negócios através da internet.
http://www.clinicamarketing8ps.com.br