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Por que SEO é o melhor investimento de marketing para empresas B2B

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Enquanto no e-commerce o SEO vem sendo amplamente empregado para conquistar novos clientes (no Brasil, o Google já é responsável por mais de 30% do tráfego das lojas online), as empresas B2B (business to business) pouco tem explorado essa importante ferramenta de marketing digital. Se a sua companhia comercializa ou presta serviços para outras empresas, está perdendo a oportunidade de colocar sua marca em evidência na principal vitrine de negócios da internet.

 

Veja, por exemplo, o caso dos EUA, em que 61% dos decisores B2B iniciam seu processo de decisão com pesquisas no Google e 77% dos compradores B2B não conversam com vendedores antes de realizarem suas próprias pesquisas a respeito da empresa e do produto. Empresas que investem em SEO e conteúdo através de sites e blogs para gerar referências e informações na web aos potenciais clientes geram 67% mais contatos comerciais (leads) por mês do que as que não possuem.

 

Lá, o SEO vem sendo reconhecido como o mais eficaz recurso de suporte comercial para atrair potenciais clientes, tanto em termos de eficácia quanto em custo-benefício. E, para as empresas B2B brasileiras, uma boa notícia: agora é o melhor momento para se investir. Veja por que:

 

1 – A maioria das empresas B2B (ainda) não investe:

Ainda são poucas as empresas, até mesmo as grande grande porte, que descobriram as vantagens em se investir em SEO, o que representa uma grande vantagem para quem sai na frente. Faça uma pesquisa no Google sobre os seus produtos e serviços (tendo o cuidado de desvincular os cookies do seu navegador) e analise quem aparece. Poderá se surpreender ao constatar em ver nos primeiros resultados empresas de menor expressão, e não os líderes do segmento. Se esse for mesmo o seu caso, anime-se pois há muito espaço para sua empresa também.

 

2 -Valoriza os seus conteúdos na internet

Se a sua empresa já investe em conteúdo informativo e de referência em seu site e  blog (textos, fotos, vídeos, catálogos, manuais, e-books, infográficos, etc.), o SEO é essencial para valorizar esses esforços e torná-los mais visíveis no Google. O trabalho de SEO vai organizar os conteúdos de acordo com as palavras-chave de maior relevância e interesse de potenciais clientes nas pesquisas e ajustar o site para se adequar às regras do buscador para melhor posicioná-lo nos resultados das pesquisas.

 

3 – Facilita a pesquisa em smartphones

Os smartphones já são o principal meio de acesso à internet no Brasil e devem ser levados em consideração pelas empresas B2B como forma que  clientes utilizam para pesquisar informações sobre seus produtos ou mesmo sobre a própria empresa. Nesse aspecto, o SEO trabalho nos aspectos que o Google prioriza para posicionar os sites nas pesquisas mobile, como velocidade de carregamento, layout adaptado para diferentes formatos de telas (responsividade) e palavras-chave long tail (cauda longa) para facilitar as pesquisas por voz, cada vez mais utilizadas nestes aparelhos.

 

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Sobre o Autor: Silvio Tanabe

Sócio da Clínica Marketing Digital, agência especializada em auxiliar empresas a expandir seus negócios através da internet.
http://www.clinicamarketing8ps.com.br